quarta-feira, 25 de março de 2009

História da Informática na Educação


UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
INFORMÁTICA APLICADA A EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSO: HALLISSON DOUGLAS
ALUNOS: CARLOS CHRISTIAN MENDE MELO
EVA LUCIA
NISSALMIQUE
JOÃO BATISTA DE PINHO
PATRYCK FERNANDES
RUBENS ANDREY
MANOEL GENÉSIO BERNARDINO
A História da Informática na Educação


1. Introdução


A utilização de computadores na educação é tão remota quanto o advento comercial dos mesmos. Esse tipo de aplicação sempre foi um desafio para os pesquisadores preocupados com a disseminação dos computadores na nossa sociedade, mas segundo a historiadora Maria Cândida Moraes o uso a informática educativa no Brasil teve seu início na década de 70, onde se ouviu pela a primeira vez o uso do computador no ramo da física. Porém o início do uso da informática na educação por meio de computadores mais modernos se deu em meados da década de 80 com o uso da interface gráfica implicando uma maior interatividade com o usuário e pela redução no preço final dos equipamentos. Nessa mesma época ouvi muita dificuldade no uso desses recursos na educação porque na época era muito difícil distinguir o sentido de “Informática na Educação” da “Educação na Informática”. No entanto com o advento da Interface Gráfica, juntamente com a expansão do micro computador ate as redes domésticas, possibilitou uma simplificação significativa no uso do PC.
Com o crescente uso do computador, surgiram nos anos 90 os softwares, tornando o computador mais fácil de ser manuseado pelos seus usuários. Nesse mesmo período surge a Internet, que revolucionou e popularizou o uso dessas máquinas, chegando às escolas e as casas dos brasileiros, onde a internet servia de porta para a busca do conhecimento e de interação com outras pessoas em diferentes partes do mundo. Nesse contexto, a informática na educação deixa de ser um diferencial para se tornar elemento chave entre pertencer a uma sociedade cada vez mais globalizada ou conectada ou estar alienado a esse mundo.
Atualmente o uso da informática vai muito além de servir como mera ferramenta de trabalho, hoje a mesma faz parte do cotidiano das pessoas, onde as relações pessoais acontecem através do computador e, dentro deste novo mundo, está em construção toda uma nova forma de comunicação. Indo desde modificações na escrita até a inserção de formas mais visuais de comunicação. Como qualquer revolução o surgimento desta cultura implica em desafios e oportunidades, onde devemos encarar as novas tecnologias como aliados subordinados aos corpos de aprendizes e educadores, e não uma arma mortífera ou apenas algo intangível que não se tornará uma realidade.


2. Informática na Escola


Pensar na educação do Brasil sem o uso de recursos tecnológicos, principalmente a presença do micro computador nas escolas do Brasil, torna-se inviável uma melhor aprendizagem do aluno, bem como limita as opções do professor em elaborar uma boa aula.
A versatilidade na manipulação do computador permite que o indivíduo possa vivenciar e realizar experimentos ou produzir textos, ou realizar pesquisas sobre temas aos quais nunca poderia ter acesso através de meios reais ou mesmo cuja realização demandaria uma infra-estrutura inviável à maioria das escolas. Além disso, o computador permite tanto a realização de operações individuais, onde o educando vai navegando por assuntos do seu interesse quanto uma socialização através do relacionamento com pessoas distantes tanto geograficamente como muitas vezes culturalmente. Para que o educador conduza o processo de educação com o uso do computador é necessário que esse conheça as diversas formas de usar a máquina.
A inclusão do computador na vida escolar gerou uma grande vantagem na qualidade do ensino, tudo isso se dar pelo o grande apelo visual que gera um grande fascínio do aluno, absorvendo um certo grau de atenção do aluno por meio da utilização de imagens, cores e animações, que se opõem a método de ensino convencional que desestimula o aluno. Entanto para que o educador conduza o processo de educação com o uso do computador é necessário que esse conheça as diversas formas de usar a máquina. Ele deve se guiar com curiosidade pelos sites da internet e pelas novas formas de comunicação que surgem na rede mundial de computadores. É necessário também que ele esteja sempre atento ao que atrai os alunos nesse mundo virtual onde inovações e novidades fazem parte da sua própria dinâmica. A liberdade que o mundo virtual oferece leva necessariamente a uma responsabilidade e bom senso a sua altura, e os jovens que são introduzidos nesse mundo cada vez mais cedo necessitam ser conduzidos nesse processo.


Conclusão

O computador torna-se hoje ferramenta indispensável ao desenvolvimento dos
indivíduos e a educação deve incorporar essa ferramenta. Nesse contexto, os profissionais em educação devem se atualizar e buscar formas de usar o computador em sala de aula.O importante ao utilizarmos recursos de informática na sala de aula, é não transformar a máquina na principal figura educacional. Professores e alunos devem assumir o papel de principais personagens e usar criatividade, raciocínio e atitudes ativas para a produção do conhecimento. Somente desta forma, o aluno estará se preparando para o mercado de trabalho e para a vida.
Para efetivar o processo de incorporação do computador como mídia na educação são necessários basicamente quatro elementos fundamentais: o próprio computador, os softwares educativos, o professor preparado para utilizar-se do computador como mídia educativa e o aluno motivado para uma nova forma de aprender.
Bibliografia

Valente , José Armando - www.nied.unicamp.br/~dafe/download/cap1.doc

Teixeira, Núbia Poliane Cardoso e Araujo, Alberto Einstein Pereira de -http://www.hipertextus.net/volume1/artigo13-nubia-alberto.pdf

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